[ X ]

Ainda não está registado?

Registe-se no novo site do CPS e termine mais rapidamente as suas encomendas, aceda à sua Coleção e, se já é Sócio, utilize as suas quotas! 

Registo

Login

Esqueci-me da password

Edições CPS passam a constar do acervo da Biblioteca Nacional

Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) e o Centro Português de Serigrafia (CPS) celebraram recentemente um protocolo de colaboração com o objetivo de realizar ações conjuntas em prol da representação e divulgação da obra gráfica de artistas portugueses.

Nesse sentido, o CPS promove, junto dos artistas que representa, o enriquecimento da coleção de iconografia da BNP através da doação de uma prova de artista das obras gráficas que realizem com o CPS, com numeração própria desta iniciativa (BNP 1/1). 

A adesão dos artistas foi imediata, tendo já a BNP recebido exemplares de obras de: Alexandra Margaça, Alexandre Costa Alves,  Álvaro Siza Vieira, Carlos Barroco, Egas José Vieira, Fátima Fernandes, Jane Ward, João Luís Carrilho da Graça, José de Guimarães, Liz Collini, Luísa Penha, Manuel Graça Dias, Niurka Bou e Pedro Machado Costa.

Entre outras ações, serão desenvolvidos projetos expositivos e editorais, de que o primeiro exemplo foi a retrospetiva da obra gráfica de David Almeida, patente na BNP de 7 de agosto a 8 de novembro passado, que contou também com a colaboração da Casa das Artes e Cultura do Tejo, da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão.

Da programação regular conjunta constará uma mostra anual, na BNP, de novos trabalhos de artistas que, por via do CPS, passem a integrar o acervo da Biblioteca.

A BNP é a entidade que em Portugal é responsável pelo património bibliográfico nacional,  em que se inclui uma importante coleção de iconografia documental e artística, que constitui um recurso fundamental para a conservação e conhecimento da obra gráfica em Portugal.

Este protocolo reveste-se de significativa importância, credibilizando e valorizando as coleções particulares de todos os Sócios CPS.