Mário Cesariny
Fev. 8, 2024

Mário Cesariny

Edição Especial Centenário

A obra plástica e poética de Mário Cesariny é celebrada em diversas exposições e iniciativas desde o ano passado, por ocasião do centenário do seu nascimento, prolongando-se ainda em 2024.

 

Foi nesse âmbito que nasceu a nova serigrafia comemorativa “O Pé do Mar”, em parceria com a Fundação Cupertino de Miranda. Uma edição de 12 cores, frente e verso, realizada a partir de uma criação original dedicada a Vieira da Silva e Arpad Szenes.

 

Serigrafia O Pé do Mar de Mário Cesariny

 

Serigrafia O Pé do Mar de Mário Cesariny (verso)

Mário Cesariny, "O Pé do Mar", Serigrafia comemorativa do centenário do nascimento do poeta/artista (frente e verso)

 

Mário Cesariny trocou correspondência, durante anos, com o casal de artistas e manteve estreita comunicação com Vieira da Silva memso após a morte de Arpad Szenes.

 

Iniciou-se com a aproximação e estudo da pintura de Vieira da Silva, que muito admirava, através de uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian para a concretização do que viria a ser o livro “Vieira da Silva, Arpad Szenes ou O castelo surrealista”.

 

“…mas escolhi o dia de hoje para lhe dizer coisas que estão no fundo do coração e que só o Mário compreende, no fundo eu em vez de viver como vivo talvez gostasse de andar pelas árvores e telhados, se depois pudesse pintar e escrever e ler e ouvir música, era bom ser gato.”  Excerto de carta de Vieira da Silva a Cesariny, 8 de Fevereiro de 1967, in “Gatos Comunicantes – correspondência entre Vieira da Silva e Mário Cesariny”.

 

A serigrafia tem uma tiragem simbólica de apenas 100 exemplares e beneficia de condições especiais para Sócios CPS.

 

Parceria: