[ X ]

Ainda não está registado?

Registe-se no novo site do CPS e termine mais rapidamente as suas encomendas, aceda à sua Coleção e, se já é Sócio, utilize as suas quotas! 

Registo

Login

Esqueci-me da password

Gabriel Garcia expõe em Paris

Início: 04 / 03 / 2015

Fim: 04 / 04 / 2015

«Étrange Présence en Moi» é o título da exposição que o jovem Gabriel Garcia inaugurou na Joao Gallery & Rhizome, em Paris, no passado dia 5 de Março. A mostra, com curadoria de Alexandra Silvano, conta com o apoio da Galeria António Prates e está patente até dia 4 de Abril. Trata-se de um acontecimento que simboliza um importante marco na carreira artística do artista.

Natural da Ilha do Pico, Açores, Gabriel Garcia licenciou-se em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, mas a sua formação inclui também fotografia (Ar.Co. Lisboa), ilustração científica com o biólogo e ilustrador Pedro Salgado (UAL), gravura e vídeo. Tem realizado diversas edições de Gravura e Serigrafia, algumas das quais distinguidas com Prémios e Menções Honrosas.

Nas palavras do crítico Miguel Matos:

"Gabriel Garcia explora nesta série de obras a temática da dupla personalidade, explorada de forma célebre com o romance gótico “O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde”, do autor escocês Robert Louis Stevenson e publicada originalmente em 1886. A pintura de Gabriel Garcia é também ela uma pintura de dualidades, e por vezes de múltiplas personalidades. Uma pintura em devir, subtil e sempre em interrogação. Interrogação de si e do seu autor. Além da questão figuração/abstração, há na produção do pintor um conjunto de conflitos aparentemente inconciliáveis que fornecem à sua pintura uma tensão peculiar. Cada trabalho é o resultado de um jogo quase teatral. (...) Elas contam histórias em “frames” incompletos, em segundos estáticos de pesado teor emocional. Fitando o observador a meio de um acontecimento elas congelam. Paradas no desenrolar de um comportamento nem sempre óbvio. O espectador é deixado na dúvida, e duvidando cria a sua própria narrativa. Tal como na pintura de Gabriel Garcia, as personagens que nela vivem, especialmente nesta série de trabalhos, vivem também um conflito interior."

excerto do texto de Miguel Matos*, Pintura em Tensão

*Miguel Matos, Crítico de Arte, diretor da revista Umbigo e colaborador na revista Time Out, secção de arte.

 

JOAO GALLERY

78 Av. de SUFFREN, Village Suisse, 
Place de Lugano
Paris 75015 France
Telephone: 01 77 32 70 11