[ X ]

Ainda não está registado?

Registe-se no novo site do CPS e termine mais rapidamente as suas encomendas, aceda à sua Coleção e, se já é Sócio, utilize as suas quotas! 

Registo

Login

Esqueci-me da password

Nadia Baggioli

Itália

Biografia

Nadia Baggioli nasceu no ano de 1949 em Trezzo Sull’Adda, Milão, Itália. Viveu em Paris entre 1968 e 1973. No ano de 1973 mudou-se para Lisboa, cidade onde vive até hoje.

 

Nos anos 70, junto com o artista Carlos Barroco, fundou o “Grupo 2”, grupo que tinha como objectivo viajar pelo país procurando e pesquisando artesanato e brinquedos populares.

 

Posteriormente, em 1976, em cooperação com Carlos Barroco e Leão Lopes, organizou o 1º Salão de Artesanato Rural e Urbano da Figueira da Foz, assim como a 1ª Feira de Artesanato Urbano em Lisboa (1982).

 

A artista criou diversos trajes para performance: Neon Group, 1984- Bienal de Vila Nova de Cerveira; CAM, 1985 – Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa; Picoas Fórum, 1986 – Lisboa; Éden Park, 1986 – Ilha de S. Vivente, Cabo Verde. Trabalhou como figurinista para teatro e cinema até finais da década de 90.

 

Presentemente, o seu trabalho criativo tem como principal foco a realização de personagens tradicionais portuguesas como fadistas e bailarinas de marchas populares, bem como figuras icónicas ou culturalmente conhecidas, como Santo António ou Fernando Pessoa. Peças que têm como base a utilização do papel machê e como tema a identidade portuguesa.

Ler Mais Ler Menos