Jorge Silva
Jan. 12, 2023

Jorge Silva

Curador Convidado

Designer de comunicação, Jorge Silva especializou-se em jornais e revistas e foi diretor de arte do Combate, O Independente e Público. Paixão de uma vida inteira, a ilustração editorial, tem-lhe trazido muitas alegrias, prémios, curadorias, e um blog, o Almanaque Silva, onde conta histórias da História da ilustração portuguesa. Com o ateliê silvadesigners, fundado em 2001 inventou uma sardinha que se tornou a genuína imagem de Lisboa, cidade onde nasceu há 64 anos.
Coleciona compulsivamente ilustração e a sua coleção de originais e impressos dá pelo nome de Biblioteca Silva, base para as suas aventuras mais recentes como investigador e curador.

Como curador convidado, conta-nos o que esteve na base das suas escolhas no acervo de obras do CPS:

 

"Eu curador, me confesso: os olhos brilham ao reconhecer cúmplices de aventuras gráficas, passadas e presentes, que revelam um canto secreto de vidas que eu julgava conhecer bem. A curadoria sai enviesada por estes gratos reencontros e por um incontrolável ecletismo que mistura os ilustradores do meu coração com canónicos talentos que, se não frequentam as paredes lá de casa, habitam um museu imaginário de afectos, com espaço ainda para intrigantes desconhecidos, de linhas, cores e metáforas desafiantes. Nobres e artesanais artes, devedoras de saberes antigos, cujo milagre da multiplicação se faz em lugar nomeado a preceito, a Rua dos Industriais." 

Jorge Silva

 

Foto: André Santos

 

José de Guimarães, "Desenhos na Areia", Serigrafia

 

Cruzeiro Seixas, S/ Título, Gravura

 

Manuel João Vieira, "Morte" (Mulheres Saramaguianas), Gravura

 

Duarte Belo, S/ Título (Foz Côa), Fotografia

 

Francisco Vidal, "Prometeu Agrillhoado", Serigrafia

 

Leonel Moura, "Nova Amália", Serigrafia

 

Jorge Barrote, "Grabado", Gravura

 

Gabriel Garcia, Série "Silêncio", Gravura

 

Madalena Matoso, Série "Ler e Ver Lisboa", Serigrafia