Exposição de Cruzeiro Seixas na Sede da Unesco em Paris
Maio 2, 2022

Exposição de Cruzeiro Seixas na Sede da Unesco em Paris

Inaugura no Dia Mundial da Língua Portuguesa, dia 5 de maio.

A Sede da Unesco em Paris inaugura dia 5 de Maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, a exposição “Cruzeiro Seixas – Teima em ser Poesia” organizada pela Fundação Cupertino de Miranda.

 

A exposição, inicialmente prevista para 2020, ano do centenário do artista, assinalava em simultâneo, o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa. Foi adiada pelas contingências associadas à pandemia Covid 19 e é agora apresentada na mesma data, dois anos volvidos.

 

No âmbito desta efeméride, o CPS editou a serigrafia “Ruínas da Cidade Futura - Homenagem a Mário de Sá Carneiro” que consta na imagem do cartaz, lançada na altura e entretanto esgotada. Esteve na génese desta serigrafia o então Embaixador de Portugal na Unesco, António Sampaio da Nóvoa, seguido da entusiasta Diretora da FCM, Marlene Oliveira. A edição resultou de uma das mais emblemáticas séries do artista, os desenhos a pena, absolutamente marcantes para esta disciplina no contexto da arte portuguesa do séc. XX. Será também com a obra que originou esta serigrafia, pertença da Fundação, que a exposição irá abrir em Paris.

 

Ruínas da Cidade Futura - Homenagem a Mário de Sá-Carneiro

Cruzeiro Seixas, Serigrafia, 2020

 

Trata-se de uma mostra que representa “a concretização de um sonho do artista: ter uma exposição individual em Paris, com obras, documentos e tapeçaria", indicou Marlene Oliveira, também curadora da exposição, sobre o trabalho de Cruzeiro Seixas.

 

Marlene Oliveira disse ainda que a exposição irá mostrar a ligação da obra de Cruzeiro Seixas à literatura e à língua portuguesa, através de escritores que manifestamente admirava, como Fernando Pessoa, Teixeira de Pascoaes e Mário de Sá-Carneiro, além das cartas atribuídas a Mariana Alcoforado.

 

O diretor do CPS, João Prates, acrescenta: «Ano e meio depois da partida de Cruzeiro Seixas, resta-nos o consolo de assistirmos ao seu legítimo reconhecimento internacional, a triste saudade e a urgência do seu pensamento ético surrealista: “Tenho sempre a esperança que, ao falar com as pessoas, adiram à paixão que é minha, pela arte. Porque não vejo, dentro do esquema da vida atual, que haja outra forma de sermos conduzidos a uma ideia de liberdade e de satisfação completa que é o desejável para o Homem.”»

 

UNESCO SEDE - SALA MIRÓ

7 Pl. de Fontenoy, 75007 Paris, França