Nam June Paik
Coreia do Sul

Nam June Paik

Nasceu em Seúl em 1936 e é considerado o pai da videoarte. Em 1950 fugiu da guerra no seu país e foi para Tóquio onde estudou música, história da arte e filosofia, formando-se com uma tese sobre Arnold Schnberg. Entre os anos de 1956 e 1958 estudou história da música e composição em Munique e Freiburg. Trabalhou no Estúdio de Música de Colónia com o compositor Karlheinz Stockhausen, que teve, junto com John Cage, Luigi Nono e David Tudor, uma grande influência na sua obra. Com Joseph Beuys e George Maciunas foi um dos protagonistas do movimento Fluxus, onde atacam ícones da cultura burguesa ocidental, chegando a destruir pianos e televisores, em ações tidas como agressivas e escandalosas. A vídeo-técnica permitiu-lhe levar os seus ideais musicais às artes plásticas.

Em 1970, com Shuya Abe, desenvolve o vídeo-sintetizador, com o qual manipula cores, formas e imagens de vídeo e televisão. Na Documenta Kassel de 1977 inicia a transmissão por satélite de performances e concertos.

As suas descobertas tecnológicas e artísticas irão levá-lo a um cargo de professor na Academia de Arte de Düsseldorf e à entrada nos Akademie der Bildenden Künste de Berlin, e a exposições por todo o mundo. Foi distinguido com prémios de instituições como o Guggenheim de Nova Iorque, o American Film Institute e a UNESCO.

Faleceu no ano de 2006 em Miami.