Lagoa Henriques
Portugal

Lagoa Henriques

Nasceu a 27 de Dezembro de 1923.

Iniciou os seus estudos artísticos no curso especial de Escultura da Escola de Belas-Artes de Lisboa, em 1945. Concluiu o Curso Superior de Escultura em 1954, na Escola de Belas-Artes do Porto, com a apresentação de um trabalho de pleno relevo classificado com a nota máxima de 20 valores, a escala utilizada à época.

Entre 1982 e 1983, trabalhou, por requisição, no Instituto Português do Património Cultural, coordenando um projecto de divulgação do Património Cultural (1983). Em 1984 foi membro do júri do concurso para atribuição de uma medalha de homenagem a Almada Negreiros.

Durante a década de 90 regeu a disciplina de Desenho na Escola Superior de Conservação e Restauro de Lisboa e, em 2000, foi contratado como Professor Catedrático Convidado, em regime de acumulação, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Em 2008, passou a Professor Catedrático Jubilado no Instituto das Artes e Ofícios da Universidade Autónoma de Lisboa.

É o autor da escultura representativa do poeta Fernando Pessoa que se encontra na esplanada do Café Brasileira, no Chiado, em Lisboa, "O Segredo" (1972), no Jardim Amália Rodrigues, a estátua de Guerra Junqueiro, o mausoléu de Fernando Pessoa, no Mosteiro dos Jerónimos, bem como os motivos escultóricos nos hotéis Rex, Ritz e Altis, todas em Lisboa.  a escultura de Alves Redol, em Vila Franca de Xira; a Conquista de Ceuta, no Jardim do Ouro, e a Escultura de Ferreira Borges, no Palácio da Justiça, ambas no Porto; dois grupos escultóricos em Oliveira do Bairro (Entrega do Foral a D. Manuel e o monumento ao Universalismo Português); esculturas da Imperatriz Sissi e do Papa João Paulo II, na Ilha da Madeira; "Camões" e "Ilha dos Amores", em Constância; o monumento ao Condestável Nuno Álvares Pereira, em Abrantes; D. Sebastião, em Esposende; António Aleixo, em Loulé; "Ano do Cão" e "Encontro entre o Ocidente e o Oriente", nas proximidades das ruínas de S. Paulo, em Macau; "Leda e o Cisne", na Embaixada de Portugal em Brasília; as intervenções em dependências do Banco Fonsecas & Burnay, no Porto e em Lagos; os baixos-relevos nos palácios da Justiça de Gouveia e de Lisboa; a medalha comemorativa dos 80 anos da Sociedade Portuguesa de Autores (2005).

Mestre e motivador de sucessivas gerações de criadores artísticos, autor de desenhos e esculturas notáveis, poeta, conferencista e coleccionador de peças tão diversas como pinturas, conchas, livros, troncos de árvores e outros acervos.

Faleceu, aos 85 anos, a 21 de Fevereiro de 2009.