Ilya Kabakov
Rússia

Ilya Kabakov

O artista russo Ilya Kabakov nasceu em 1933. Trabalhou em Moscovo de 1950 a 1980 e radicou-se nos Estados Unidos da América, é um dos grandes nomes da arte conceptual.

Formou-se como artista gráfico e foi ilustrador de livros durante os anos 50 em Moscovo. Durante essa década iniciou a sua experimentação em formas abstratas e converteu-se numa figura importante no círculo de artistas e intelectuais dissidentes. Este grupo, crítico com o governo soviético e suas práticas repressivas, realizou uma variada produção artística que abarca desde a poesia às artes visuais e ao cinema.

Em 1988 Kabakov emigra para o Ocidente e instala-se em Paris, indo de seguida para Nova Iorque onde se radicou. Desde aí é premiado internacionalmente e as suas obras são exibidas por toda a Europa e Estados Unidos, com presença destacada na Documenta de Kassel, Bienal de Veneza, Whitney Biennial e Reina Sofía em Madrid.

A obra de Kabakov é marcada pela sua formação como artista gráfico e pela sua observação da vida dos cidadãos sob o regime comunista. Pertencentes à arte conceptual, as suas criações nascem da análise social e inserem-se no movimento activista que incita o espectador à reflexão e à tomada de posição.

As famosas instalações do autor são construções complexas, irónicas e com discurso satírico, com objectos, imagens e textos recriando ambientes deprimentes de vivências comunitárias, clínicas mentais, espaços de aulas e de trabalho. Falam tanto sobre as condições do pós-Rússia estalinista como sobre a condição humana universal.

Hoje Kabakov é reconhecido como o mais importante artista russo que surgiu no final do século 20.