Ângelo César Cardoso de Sousa nasceu a 2 de Fevereiro de 1938, em Moçambique. Graças a uma bolsa de estudo em Belas Artes da Caixa Económica Postal de Lourenço Marques, foi viver para Portugal com 17 anos, e fixou-se no Porto. Matriculou-se no curso de pintura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, onde esteve entre 1955 a 1963, integrando logo depois o corpo docente da faculdade durante quase quatro décadas e tornando-se o primeiro professor catedrático em Pintura daquela faculdade, tendo-se reformado em 2000. Foi no também no Porto que realizou a primeira exposição individual (1959) com Almada Negreiros, na Galeria Divulgação.
Entre os anos de 1961 e 1969, trabalhou como cenógrafo e figurinista no Teatro Experimental do Porto. Em meados dos anos sessenta, dedicou-se sobretudo à escultura. No ano lectivo de 1967-68, frequentou a St. Martin’s School of Art e a Slade School of Fine Arts (Londres), com uma bolsa de estudos do British Council (atribuída pelo Governo Britânico). Em Londres, adquiriu a primeira máquina de filmar e começou a fotografar de modo sistemático.
Em 1972, passou a Professor Agregado da ESBAP. Nesse ano, regressou à pintura, compondo as primeiras “pinturas envelope” com tintas tricromáticas. A partir de 1972/73, começou a utilizar tintas acrílicas, compondo a sua paleta de cores apenas a partir das cores primárias
Somente em 2001 começou a trabalhar com a diversidade de cores acrílicas disponíveis no mercado. Durante toda a vida desenhou, tendo publicado vários livros de desenhos.
Faleceu a 29 de Março de 2001, na cidade do Porto.