Dicas para a sua Coleção de Arte
Jul. 23, 2025

Dicas para a sua Coleção de Arte

Antes de iniciar uma Coleção de Arte, é importante estarmos atentos ao que verdadeiramente nos move. Devemos perceber quais as obras que mais captam a nossa atenção, que ressonância emocional provocam em nós e que espaço de reflexão ou contemplação são capazes de instaurar.

 

Não nos podemos esquecer que vamos conviver diariamente com este “organismo vivo” e que, com o tempo, iremos construir uma relação com ele - através da presença, do olhar e do diálogo silencioso que a arte proporciona.

 

Podemos começar por identificar as motivações que nos levam a este processo: estaremos a comprar por entusiasmo e paixão, ou com conhecimento e intenção de investimento? Procuramos apoiar artistas jovens e emergentes, ou preferimos adquirir obras de autores já consagrados?

 

Seja qual for a abordagem, possuir um conhecimento geral sobre arte, artistas, os seus pensamentos e contributos - bem como a sua relevância histórica e social - é sempre uma mais-valia. Visitar instituições culturais, frequentar exposições, galerias e museus, e contactar com diferentes obras de arte, permite-nos adquirir saber e cultivar uma maior abertura ao mundo.

 

 

 

MARIA JOSÉ OLIVEIRA, “Caminho para o infinito”, Serigrafia e estampa digital c/ colagem.

Artista em destaque na exposição permanente do novo CAM Gulbenkian

 

JAS, “Série lack of coincidenceSpring”, Serigrafia 

Artista vencedor do prémio Sovereign Portuguese Art Prize 2024

 

 

 

Aconselhamento prático

 É importante ter dados sobre a origem da obra e a sua autenticidade, verificar as assinaturas, e no caso da obra gráfica, também a numeração. No CPS, todas as obras editadas no nosso Atelier possuem o selo branco de certificação. Fornecemos também informação sobre os artistas e o seu percurso, o que contribui para uma aquisição mais refletida. Nas galerias, aconselhamos modos de manter as obras em boas condições, para armazenamento e exposição.

 

 

 

JORGE BARROTE, “As palavras”, Litografia

 

 

 

A importância da Obra Gráfica

A obra gráfica ocupa um lugar fundamental no mundo da arte, tanto do ponto de vista histórico, como artístico, cultural e económico.

Uma das maiores contribuições da obra gráfica é a possibilidade de tornar a arte acessível a mais pessoas: primeiro, por ser produzida em edições múltiplas, tem normalmente valores mais baixos do que as obras únicas. Segundo, porque permite que mais pessoas tenham contacto com arte original e possam começar a colecionar com qualidade e critério.

 

O CPS tem como principal motivação a democratização da obra de arte e o acesso a um número cada vez maior de pessoas, à cultura, à beleza e ao pensamento crítico.