Lançamento do livro "Fascínio da Linha" de José Faria
Nov. 2, 2023

Lançamento do livro "Fascínio da Linha" de José Faria

Dia 9 de novembro, às 17h, na galeria do CPS no Centro Cultural de Belém tem lugar o lançamento do livro "Fascínio da Linha" de José Faria, uma nova e relevante edição do Centro Português de Serigrafia.

 

Inspirado no Canto IX d’Os Lusíadas, A Ilha dos Amores, o livro inclui 12 gravuras inéditas que exploram as virtudes das técnicas da ponta seca e da água-forte e que estarão em exposição. O artista manuscreveu ainda o poema com a caligrafia da época e o resultado é uma obra fascinante que verdadeiramente representa a mestria e a destreza artística de José Faria.

 Fascínio da Linha de José Faria

 

De tiragem limitada a apenas 50 exemplares e com encadernação manual, todas as gravuras que integram o livro foram impressas no Atelier CPS ao longo de vários meses e a capa impressa em serigrafia.

 

Segundo a linguista Isabel Hub Faria que prefacia o livro, "O Canto IX está cheio de elementos apelando aos sentidos. Tem cheiros, tem sons, tem cores, tem flores, tem árvores, tem florestas, tem temperos, especiarias, tem frutos, tem instrumentos vários, alguns musicais, cítaras, harpas, flautas, arcos de ouro, flechas e setas. Outros elementos também caracterizam e completam o mesmo universo: o mar, as ondas, as naus, a ilha, os seres humanos e não humanos, os marinheiros, as deusas, os deuses, as ninfas, as sereias, os anjinhos. Finalmente, registam-se funções e personagens, com especial relevo dado a Camões (o poeta) e a Vasco da Gama (o herói). 

(...) Ao oferecer-nos a julgamento este Fascínio da Linha, José Faria convida-nos a viajar para além deste Canto, abrindo mais um caminho para o reconhecimento de toda a sua obra."

 

  

As gravuras ficarão em exposição até dia 19 de novembro.

 

José Faria nasceu em 1940 e cedo se iniciou no desenho e na gravura, primeiro na Escola António Arroio, depois na Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses “Gravura”, em Lisboa. Foi professor de desenho, de gravura e de pintura em diversas instituições e, ao longo da sua vida, criou e organizou várias oficinas-escola de gravura, de desenho e de pintura, nomeadamente em Málaga, em Tavira e em Lisboa. Com duas dezenas de exposições individuais e mais de quarenta colectivas, José Faria está representado em diversos museus na Europa e na América do Sul. Foram-lhe atribuídos diversos prémios, nacionais e internacionais, nomeadamente o Grande Prémio de Carreira da CGP. Desde 2008, trabalha e ensina no Ponto de Luz Atelier, em Lisboa, onde expõe regularmente.

 

CPS no CCB

Centro Cultural de Belém, Loja 7
Praça do Império, 1449-003 Lisboa
Tel. 213 162 175

Evento no Facebook