Descubra o artista: Vladimir Velickovic
Fev. 22, 2022

Descubra o artista: Vladimir Velickovic

Vladimir Velickovic (1935-2019) foi um dos mais relevantes artistas sérvios que o CPS teve o privilégio de editar.

Com inúmeras exposições por todo o mundo e com a mais alta condecoração francesa (Commandeur des Arts et Lettres), foi um artista marcado pelos horrores da Segunda Guerra Mundial. 

 

Criou desenhos fluidos e pinturas dramáticas que retratavam a violência da humanidade. Como chegou a referir, "sempre pintei o que o homem é capaz de fazer ao homem", demonstrando uma acutilante relação com a condição humana no contexto de conflitos mundiais.

 

Vladimir Velickovic, S/ Título, Serigrafia 100 x 70 cm, 2003. Edição CPS de 150 exemplares numerados e assinados.

 

Nascido em Belgrado, viveu porém em França grande parte da sua vida, pintando e lecionando pintura e desenho na Escola Superior de Belas Artes de Paris.

 

A expressividade na sua obra é conseguida através da representação de situações dramáticas, de corpos em tensão realizados com um desenho rápido e espontâneo onde a cor – ou a sua ausência – assume grande importância.

 

Vladimir Velickovic, "Karton", Serigrafia com colagem 50,5 x 48 cm, 2009. Edição CPS de 99 exemplares numerados e assinados.

 

Vladimir Velickovic, S/ Título, Serigrafia 70 x 50 cm, 2009. Edição CPS de 90 exemplares numerados e assinados.

 

O seu trabalho está representado no Centro George Pompidou em França, no Museu de Arte Moderna em Nova Iorque, entre outras importantes coleções.

 

Foto: Vladimir Velickovic em frente a uma das suas obras na exposição "Les Versants du Silence", Toulouse, 2011 / ERIC CABANIS - AFP

 

VER PÁGINA DE ARTISTA