Abreu Pessegueiro

Luz na Água / Water Light

Fev. 16, 2023 - Março 5, 2023
CPS no CCB

Entre 16 de Fevereiro e 5 de Março, o CPS recebe na sua Galeria no Centro Cultural de Belém, a exposição «Luz na Água / Water Light» de Abreu Pessegueiro.

A exposição apresenta pinturas do artista e as novas serigrafias editadas pelo CPS, da série que dedicou aos rios e cidades.

 

Sobre a exposição, escreve a crítica de arte Lourdes Alcobia, "É junto dos rios que prolifera a vida, que nascem as cidades, que se cruzam os povos e emerge a comunicação e se desfruta de uma peculiar beleza! O rio evoca o mito das origens, os rituais da água, a sacralização do belo!

É nas águas que se espelha o céu, que se reflete a luz que ameniza a vida dos que habitam na polis e lhes ilumina os trilhos da esperança! Lisboa, Porto e Coimbra gozam desse privilégio e são disso exemplo paradigmático. Os rios e as cidades, constroem harmoniosamente o equilíbrio! (...)

Abreu Pessegueiro, artista conhecido há mais de 50 anos como paisagista de tendência abstracta, faz referência às atmosferas e a elementos arquitetónicos peculiares, sempre refletidos na superfície calma dos seus rios. (...) O deslumbramento pela luz, pelas transparências diáfanas, pelas suaves e veladas transições cromáticas, cria no nosso imaginário, atmosferas translúcidas do irreal."

 

 

Inauguração: 16 de fevereiro, 17h-19h

 

ABREU PESSEGUEIRO
LUZ NA ÁGUA / WATER LIGHT
Galeria do CPS no CCB - Centro Cultural de Belém
Praça do Império, Lisboa
Todos os dias das 10h às 19h
Prolongada até 5 de Março. Entrada livre.