Francisco Vidal

Still Free 44

Maio 3, 2022 - Maio 23, 2022
CPS no CCB

O Centro Português de Serigrafia apresenta, na sua galeria no Centro Cultural de Belém, a exposição «Still Free 44» do artista plástico Francisco Vidal - um dos mais emblemáticos artistas da sua geração - de 3 a 23 de Maio.

 

A exposição apresenta a série de 44 pinturas (a idade do artista) realizadas sobre uma base serigráfica comum. Para a sua conceção, o artista transitou o seu espaço criativo para o Atelier do CPS onde a técnica serigráfica se assumiu com igual relevância criativa e, aliada à pintura, permitiu criar uma série estruturalmente similar, onde cada obra se apresenta distinta e original.

 

Na série “Still Free” a serigrafia assume um território base de liberdade. Face a uma mesma imagem, o artista reage pintando em cada de forma livre, ousada e espontânea. Nas suas palavras “cada gesto tem uma identidade e faz com que as irmãs [as várias serigrafias] tenham um nome próprio”.

 

A exposição «Still Free 44» está patente até 23 de Maio com entrada livre e vem na sequência da exposição «Still Free» patente no Centro Cultural de Cabo Verde (26 Mar- 28 Mai) realizada em parceria com o CPS.

   

O artista utiliza caligrafia rasurada segundo o conceito de N̶A̶M̶alimba Coelho.

 

CPS no CCB
Centro Cultural de Belém
Praça do Império 1449-003 Lisboa
Tel. 213 162 175
E-mail: cpsccb@cps.pt
Horário: Todos os dias das 10h às 19h

 

Parceria: