Marçal

Exaltação da Natureza - Diálogos com a Gravura

Jan. 24, 2020 - Fev. 22, 2020
CPS Sede

 

O CPS - Centro Português de Serigrafia inicia o programa de comemorações dos seus 35 anos com uma importante exposição de mestre Marçal, Exaltação da Natureza, um diálogo entre a pintura e a gravura patente em cerca de 30 trabalhos. Todas as obras em exposição são peças únicas: partem da gravura para, através da intervenção com distintas técnicas de pintura e colagem, nos trazerem a sua poética bem pessoal, prova há tantos anos já dada, do excecional talento e da originalidade do artista.

A inauguração da exposição terá lugar no dia 24 de Janeiro, pelas 18h30, na sede do CPS (Rua dos Industriais, nº 6,  Lisboa).

Mestre Humberto Marçal, um dos expoentes da obra gráfica contemporânea em Portugal, é também desde 1994, um dos grandes responsáveis pelo sucesso das edições de gravura e litografia do Centro Português de Serigrafia. Apresenta-nos hoje uma vez mais, o seu universo sob o signo do diálogo poético com a natureza que inspira a maior parte das suas criações. Uma poética dos quatro elementos realçada pela imensa riqueza de uma paleta que um ouro alquímico ilumina. No seu trabalho, o gesto associado a esta rara sensibilidade à cor, revela a intimidade e o mistério da terra, a secreta germinação da vida, as formas manifestando um ímpeto solar e vertical que une os destinos do homem e do Cosmos, sentido último da criação e da sua estética.

Nas palavras da crítica de arte e poeta Maria João Fernandes, em Prefácio a esta exposição: “As pinturas e gravuras de Humberto Marçal são verdadeiros poemas eternizando momentos únicos de um diálogo entre almas sensíveis, a do artista e a de uma natureza cúmplice, igualmente sonhadora. Mundo de sombras e de uma luz vibrante, suavemente encantada, mágico dueto de uma noite que divide com ela a magia e a beleza de uma terra maravilhosa, detentora do mistério da sua origem e do seu destino. Delicadas, mágicas, íntimas vibrações da natureza e dos seus segredos que o gesto faz explodir em miríades de um fogo íntimo. Mundo essencial, interior, luminosa celebração da festa das substâncias. Mistura de reinos, oceanos aéreos atravessados por pássaros, flores da sombra, uma lua de ouro e prata fundidos, imagem por excelência da vocação alquímica da obra de um Mestre da Gravura portuguesa atual.”

 

Inauguração: 24 de Janeiro, 18h00 

Centro Português de Serigrafia - Sede
Rua dos Industriais 6 1249-023 Lisboa 
Horário da exposição: 9h30 - 19h30
Patente até: 22 de Fevereiro