Andrés Alcántara

Alcántara Pintor e Escultor // Alcántara Gravador

Maio 10, 2019 - Jun. 8, 2019
CPS Sede

 Inauguração: 10 de Maio, 18:30

 

A Galeria António Prates e o Centro Português de Serigrafia apresentam duas exposições simultâneas que pretendem dar a conhecer o vasto trabalho de Andrés Alcántara, premiado escultor que tem também desenvolvido uma obra de desenho, pintura e gravura.

A exposição “Alcántara Escultor e Pintor” estará patente na Galeria António Prates, com quem o artista trabalha desde o início da Galeria e onde se destaca uma das suas mais emblemáticas esculturas em talhe direto sobre mármore negro, "O Monge Guerreiro" de 2000.

Pela mesma porta de entrada, mas na Sede do CPS - Centro Português de Serigrafia, a exposição “Alcántara Gravador” reúne um conjunto de obras de técnicas distintas, desde a ponta seca ao buril, onde se inclui a dupla de gravuras que obteve o prémio de Melhores Gravuras presentes na Feira de Arte Estampa em Madrid.

 As exposições ficam patentes até dia 8 de junho e a entrada é livre.

 

Galeria António Prates e Centro Português de Serigrafia

Rua dos Industriais 6 1249-023 Lisboa (mesma morada)

Tel. 213 933 260 (CPS) / Tel. 213 571 166 (GAP)

www.cps.pt

 

 --------------------------------------------------------------------------------------------------

ANDRÉS ALCÁNTARA (Torredelcampo, Jaén) é um escultor, pintor e gravador espanhol. Reside e trabalha em Alcalá de Henares, Madrid. Realizou a sua primeira exposição individual em 1988, na Galeria E. Navarro, Madrid, tendo realizado muitas mais, sobretudo em Espanha, França, Portugal e China. Participou em prestigiantes coletivas internacionais como a Bienal Villa de Madrid; ARCO, Madrid; Estampa, Madrid; Museu da Cidade, em Madrid, e Museu de Santa Cruz, em Toledo. Em Portugal expôs na Galeria São Bento, Lisboa, na Galeria António Prates, Lisboa e editou obra gráfica no Centro Português de Serigrafia. Já foi agraciado com distintos prémios e está representado em numerosas e prestigiadas coleções internacionais.

 --------------------------------------------------------------------------------------------------

 

As presentes mostras incluem-se num conjunto de 4 exposições realizadas em parceria com o Instituto Cervantes, motivadas pela apresentação a 9 de Maio, do livro "Bestiarius Stebanensis" de José Esteban e Andrés Alcántara, à venda no CPS. 
Visite também de 9 de Maio a 5 de Julho, as duas exposições do artista patentes no Instituto Cervantes de Lisboa: “Os Desenhos do Bestiário Stebanensis” “Cervantes e Quixote”.