Cruzeiro Seixas

Homenagem a Cruzeiro Seixas

Março 6, 2018 - Abril 14, 2018
CPS Sede

No dia 6 de Março, o CPS - Centro Português de Serigrafia prestou homenagem a Mestre Cruzeiro Seixas numa cerimónia presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. No evento foi lançado o livro/catálogo de Obra Gráfica e Múltiplos de Arte do Artista, uma obra produzida com o apoio exclusivo da Caixa Geral de Depósitos. 

A apresentação do livro esteve a cargo de Maria João Fernandes (AICA - Associação Internacional de Críticos de Arte) e de Tomás Paredes, Presidente da Associação Espanhola de Críticos de Arte, que contextualizou o percurso e a obra do artista.

Data de 1986 a primeira Serigrafia de Cruzeiro Seixas editada pelo CPS à qual se seguiu um sem número de outras, tornando-o o artista mais editado pelo Centro. O livro destaca as edições de Obra Gráfica efetuadas pelo CPS, como editor, ou simplesmente enquanto impressor, e também inclui todas as obras que foi possível reunir de outros editores e entidades. A este conjunto acrescentam-se outros múltiplos de arte, incluindo álbuns, livros de artista e projetos de escultura.

 

Exposição de obras do artista

No contexto da homenagem, o CPS apresentou uma exposição de obras de Cruzeiro Seixas - gravuras, serigrafias e colagens representativas do seu universo plástico e poético e editadas no CPS ao longo de vários anos de colaboração conjunta.