Marçal

O Poema do Mar

Março 2, 2017 - Abril 2, 2017
CPS no CCB

Inauguração: 2 de Abril, 18:30

 

Com o título “O Poema do Mar” (inspirado num verso do “Bateau Ivre” de Artur Rimbaud) inaugura a 2 de Março e estará patente até 2 de Abril na Galeria do Centro Português de Serigrafia no Centro Cultural de Belém, uma exposição de gravuras de Humberto Marçal. A exposição apresenta duas novas edições de gravura do CPS, “Naufrágio” e “Alvorada” e outras dez gravuras, provas únicas (realizadas a partir das matrizes que originaram as duas novas edições), com variações cromáticas e intervenção direta do artista. As matrizes concebidas utilizaram as técnicas da água-forte e água-tinta.

Mestre Humberto Marçal responsável pela área de gravura e de litografia artísticas do Centro Português de Serigrafia, com amplo curriculum no plano nacional e internacional, tem desenvolvido ao longo de várias décadas, uma das mais originais expressões da gravura portuguesa contemporânea. No seu percurso incluem-se estágios de litografia em Paris e Barcelona e a frequência das Academias Reais de Belas Artes de Bruxelas e de Liège. Dedicou-se ainda a ações de formação, orientando diversos cursos. Participou em numerosas exposições individuais e coletivas e as suas gravuras foram editadas por prestigiadas entidades, estando incluídas em importantes coleções públicas e privadas.

Mestre Humberto Marçal no Atelier CPS, fev. 2017

 

Todos estes aspetos, acompanhados por uma grande sensibilidade, se refletem nos presentes trabalhos onde uma vez mais se afirma uma imagem da natureza capaz de envolver na sua esfera o humano. O conteúdo poético do conjunto é acentuado por títulos como: “Repleto de Sombras”, “Extensão de Luz”, “Aurora entre Sombras e Sonhos”, “Poema de um Tempo Longínquo”, “Amanhecer no Horizonte” ou “Visitação do Esplendor”.

Do texto de apresentação da exposição da autoria da crítica de arte (A.I.C.A.) e poeta Maria João Fernandes, salientamos o seguinte:

          “Humberto Marçal, Mestre da gravura portuguesa atingiu o zénite da existência num diálogo incessante com a imagem, de que é grande criador, extraindo do papel as cintilações de uma alquimia que a devolve ao ouro de uma perenidade que pertence ao olhar. (…)

          O artista, artesão e poeta caminhou sobre os escombros e as delícias do tempo para gravar sobre as suas páginas os fugitivos devaneios do imaginário em sintonia com a grande aventura do Cosmos. O que hoje nos oferece é a dádiva inestimável de uma imaginação desperta pelos sentidos, um balanço premonitório da travessia de um mar de prodígios, viagem encantada e audaciosa. O seu dom transforma o suporte do papel num oceano que extravasa os seus limites. Um oceano que tem as cores e a luz de uma paleta de arco-íris que adquire uma energia e um sortilégio da esfera do maravilhoso. Este oceano é um oceano de sombras e de luz, vasto e mutante como a existência de que é esplêndida metáfora. Sobre ele recorta-se o negrume de um navio que parece desabitado, espécie de arca de Noé antes do Apocalipse que abriga a vida no seu interior, mas uma vida que é antes de mais a da alma, a de um espírito que ousa resistir à ameaça de todas as hecatombes da civilização. (…)

        Humberto Marçal nesta sua soberba série de gravuras intervencionadas, oferece-nos um legado que une num indissociável e mágico elo, a Vida e a Arte. O tesouro das imagens é o mesmo da vida, aquela que apenas se revela ao artista excecional e a que apenas este consegue dar uma forma plástica e poética ao mesmo tempo. O seu convite à viagem é o mesmo que já seduziu Rimbaud, o convite ao maravilhoso esparso na luz e nas sombras de um oceano que embala nas suas irisadas águas um navio onde todos somos chamados a embarcar.”

 

Centro Português de Serigrafia no CCB

Centro Cultural de Belém, loja 7
Praça do Império 1449-003 Lisboa
Tel. 213 162 175   /  Horário: todos os dias das 10h às 21h.