Ciuco Gutierrez, Rafael Liaño

Interior / Exterior

Nov. 23, 2011 - Dez. 31, 2011
CPS Sede

Fotógrafos Espanhóis no CPS

 

A paisagem na Obra de Ciuco Gutierrez e de Rafael Liaño A 23 de Novembro inaugura na Sede do Centro Português de Serigrafia (CPS) em Lisboa a exposição de fotografia “INTERIOR | EXTERIOR” dos reconhecidos artistas espanhóis: Ciuco Gutiérrez e Rafael Liaño.

Segundo Liaño, e em sintonia com uma estética moderna, a fotografia é concebida não para reproduzir a realidade, mas para produzir imagens da realidade interior dos seus autores, que se “servem” da paisagem para exteriorizar uma ideia dessa mesma paisagem.

Se para Ciuco Gutiérrez, que assume uma postura mais poética, existe uma ligação no plano da metáfora entre: “lâmpada, luz, iluminar, paisagem e terra”, Liaño por sua vez, reivindica uma posição militante de denúncia dos atentados feitos ao meio ambiente e de luta pela sua defesa.

As imagens de Liaño devolvem-nos uma “poética da desolação”, título aliás da série representada nesta exposição, uma natureza alvo de especulação, de vandalismo e de desatenção de quem mais devia amá-la e protegê-la, os habitantes do planeta terra, aliás estranhamente ausentes destes cenários de cinzenta melancolia. Ambos estão no entanto comprometidos com uma relação no plano da arte e da fotografia, entre o mundo interior e o mundo exterior, que se torna a sua expressão, depois de “moldado” pela muito particular óptica destes dois fotógrafos excepcionais.

Dois artistas que renovam a estética da fotografia e cujos trabalhos podem ser apreciados até ao final do ano no Centro Português de Serigrafia, que realizou para a circunstância duas magníficas edições.