Alex Gozblau, André Carrilho, André Letria, Bernardo Carvalho, Daniel Lima, Filipe Abranches, João Fazenda, José Manuel Saraiva, Maria João Worm, Miguel Rocha, Nuno Saraiva, Pedro Burgos, Susa Monteiro, Tiago Albuquerque, Tiago Manuel

Cor - Exposição de Ilustração comemorativa dos 35 anos do Ar.Co e dos 15 anos da Casa da Cerca

Jun. 21, 2008 - Ago. 31, 2008
Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea de Almada

 

A presente exposição nasce da necessidade de divulgar o trabalho de autores portugueses activos nesta área, independentemente de se encontrarem mais ou menos estabelecidos na área da ilustração propriamente dita. A cosnciência de uma eficaz divulgação desta actividade nasce nos anos 90 em Portugal, com o trabalho de instituições que se dedicaram  de forma exemplar a essa tarefa. É num contexto agora mais rarefeito deste tipo de iniciativas que o Ar.Co decide promover esta exposição, assumindo o papel de divulgador cultural que se encontra, de resto, consagrado nos estatutos. (...)

 

A ideia de reprodução não é dissociável da ilustração, pelo que a todos pareceu adequado que as ilustrações produzidas para o evento fossem reproduzidas em serigrafia. João Prates, director do Centro Português de Serigrafia, reconheceu de imediato o interesse da iniciativa, que apoiou com o entusiasmo de quem tem conhecimento de causa.

 

A selecção dos ilustradores foi feita em colaboração com o João Paulo Cotrim e teve em conta as possibilidades do medium específico da serigrafia. (...)

 

Jorge Nesbitt, Departamento de Ilustração / Banda Desenhada do Ar.Co