Alex Gama
Brasil

Alex Gama

Alex Gama nasceu em 1959, em Barra Mansa - Rio de Janeiro, Brasil.

Licenciado em Biologia, estudou xilogravura no Museu de Arte Moderna de Resende - Rio de Janeiro. Técnico em produção gráfica, com um curso de montagem e curador de exposições - Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, e conservador de obras de arte sobre papel.

Quando Alex Gama decidiu prosseguir a gravura em madeira, não queria uma gravura tradicional de apenas chiaroscuro, com cortes precisos a partir do preto em busca de luz. Decidiu romper com esta tradição no caminho da gravura em madeira de arame e valorizar o suporte, a matriz, mostrando que a madeira, em toda a sua exuberância, deveria estar presente na sua obra.

Alex explora uma vasta gama de cinzentos, onde, sem dúvida, a cor também está implicitamente presente, bem como o grão da madeira em perfeita harmonia, sendo parte integrante das tramas criadas. Uma forma de gravura que é um gesto de afecto, poesia gravada, sem o corte afiado e seco. Sem sangramento.

Além de numerosas exposições individuais, Alex Gama participou em exposições colectivas, salões de arte e bienais nacionais e internacionais, com obras em museus importantes como a escola da Universidade de Essex, Inglaterra, MOMA em NY, MNBA-Rio Janeiro-RJ, Pinacoteca do Estado de SP, Museu Victor Meirelles- Florianópolis-SC, Fundação Biblioteca Nacional-RJ, e Museu da Inconfidência-MG. O seu trabalho aparece em várias publicações, tais como Allgemeines Kuenstlerxikon Alemanha.

Está também presente em numerosas colecções privadas.