Nasceu em Tallinn, atual Estónia, em 1946. Proeminente animador e realizador de cinema de animação, mas também designer gráfico, ilustrador e professor.
Formou-se em biologia pela Universidade de Tartu (1970) e trabalhou no Jardim Botânico de Tallinn como ecólogo de plantas de 1970 a 1976.
Trabalhou como diretor de arte e realizador de filmes animados no Joonisfilm do Tallinnfilm Studio desde 1976, e trabalha no Estúdio Eesti Joonisfilm desde 1994.
Lecionou animação na Universidade de Ciências Aplicadas de Turku, na Finlândia, e atualmente leciona na Academia de Artes da Estónia.
Pärn junta os seus dois maiores interesses, a ciência e a arte, coabitando de modo ousado nos filmes, sofisticados e surrealistas: o premiado 1895 (1995) ou Karl e Marilyn (2003). Filmes desestabilizadores, paradoxais, sempre meticulosos.
Os seus desenhos são limpos e lineares, mas bizarros, como em Elu ilma Grabriella Ferrita (A vida sem Gabriella Ferrita, 2008) e Lendurid koduteel (Pilotos a caminho de casa, 2014).
Filmes que ganharam grande notoriedade e prémios em importantes festivais, incluindo Animafest (Zagreb), Krok (Ucrânia), Anima (Bruxelas), Haff (Utrecht) e Oiaf (Ottawa).
Tendo vivido parte da sua vida sob domínio soviético, Pärn soube aproveitar a abertura política iniciada pelo líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev, e apresentou Eine Murul (Pequeno-almoço na relva,1987). Uma série de animação, em que cada episódio é focado numa personagem diferente; no final reúnem-se e replicam a famosa pintura de Manet. Uma crítica velada à burocracia e autoritarismo que ganhou prémios importantes e foi símbolo de um ponto de não retorno, nas reformas política e económica.
No ano de 2002, Priit Pärn recebeu o Prémio Lifetime Achievement da International Animated Film Association, reconhecimento pela sua carreira.
Em 2005 foi lançado o documentário "Pärnography" sobre o autor, realizado por Hardi Volmer, também ele ligado ao cinema de animação.
O seu trabalho como designer gráfico freelancer ganhou espaço desde os anos 80 e, é também, um conhecido caricaturista e ilustrador com mais de 20 livros editados e uma longa colaboração com a revista infantil Täheke. Pärn realizou mais de 30 exposições individuais em vários países europeus e no Canadá.