Eamun (Erramun Landa), nascido no País Basco em 1958, é doutorado em Belas Artes pela Universidade do País Basco. É gravador, designer e pintor com uma carreira muito intensa. Foi professor no Departamento de Pintura da Universidade do País Basco (1994-2021), nos cursos superiores e no Mestrado em Pintura.
Colaborou com os escritores bascos mais conhecidos (Joseba Sarrionandia, Bernardo Atxaga, Koldo Izagirre, etc.) e com importantes editoras; trabalhou também como designer gráfico para a televisão basca.
Criou inúmeros cartazes para eventos teatrais, musicais e de poesia, sempre no âmbito cultural, e publicou inúmeros livros e catálogos. Participa profundamente em todos os projetos em que participa.
Destacamos alguns deles: “Harresi ostean pareta / Atrás do muro, um muro”, exposições e publicação de 18 gravuras a assinalar a execução de Salvador Puig Antich (2007), vencedor do Prémio Nacional de Gravura no Museu de Gravura Espanhola Contemporânea (Málaga, 2008); “Denbora ez da distance / O tempo não é distância”, pintura e poesia (2004); “Arearena / de la arena”, exposta em Lisboa, Roma e Bremen (2002); “Atxaga por Landa”, desenhos e exposições no Porto (Biblioteca Almeida Garret) e Lisboa (2004); e, recentemente, o Prémio Aquisição para a Coleção BBVA na Feira Internacional de Gravura (Bilbau, 2024). Eamun acaba de nascer e vive o momento anterior ao significado das coisas, quase invisivelmente capaz de se relacionar com os seus gatos e com as cores (que diz ouvir uma a uma) na pequena cidade de Ea, embora tenha nascido em Guernica 21 anos depois do famoso bombardeamento. Tudo o que aqui está escrito é perceptível, presente, em cada uma das pinturas que agora chegaram até si.