[ X ]

Ainda não está registado?

Registe-se no novo site do CPS e termine mais rapidamente as suas encomendas, aceda à sua Coleção e, se já é Sócio, utilize as suas quotas! 

Registo

Login

Esqueci-me da password

Alexandra Barbosa, Bernardo Sanjurjo, Francisco Velasco Fernandez, Isabel Cuadrado, Lidija Antanasijević, Marija Ilić, Marta Fermin, Nada Stamenović, Nikola Korać, Nuria Blanco, Paco Aguilar, Ricardo Mojardin, Velizar Krstic, Zoran Dimovski

Encontros de Belgrado

Data: 17/10/2013 - 17/11/2013

Local: CPS no CCB

 

ARTISTAS DO 5º ENCONTRO INTERNACIONAL DE OBRA GRÁFICA EXPÕEM NO CENTRO PORTUGUÊS DE SERIGRAFIA

 

Com o título “Encontros de Belgrado”, a exposição internacional e itinerante do 5º Encontro Internacional de Obra Gráfica cuja actividade decorreu durante dez dias, de 1 a 10 de Setembro de 2009, reúne na Galeria do CPS no CCB em Lisboa, de 17 de Outubro a 17 de Novembro,  obras de seis artistas da Sérvia, sete artistas de Espanha e uma artista de Portugal.

 

Tal como sublinha Ljiljana Tasic responsável pela exposição já patente anteriormente em Belgrado (2010) e Málaga (2011): “os trabalhos denotam espontaneidade e frescura e diferem entre si a partir dos conceitos e dos temas, relativamente à sensibilidade e ao carácter, confirmando que as artes visuais contemporâneas, são verdadeiramente muito complexas. As possibilidades de comunicação e intercâmbio que a tecnologia actual oferece, fazem cair por terra os obstáculos e as limitações territoriais, levando assim à fusão de elementos locais e internacionais, o que por sua vez permite que se abram ainda mais possibilidades individualmente para levar a cabo as mais variadas investigações e dar forma a expressões pioneiras dentro do contexto cultural dos nossos dias.” A diversidade não exclui assim, antes favorece, o diálogo, revelando que “a obra de arte hoje, funciona como a convergência de diversos idiomas, ideias e temas, preservando cada autor a sua identidade própria.” Encontros como estes mostram por outro lado, a vitalidade da arte e da obra gráfica no nosso tempo e a sua capacidade de inovar.

 

Representado a Sérvia estarão obras dos artistas Velizar Krstic, Zoran Dimovski, das jovens Lidija Antanasijevic, Marija Ilic e Nada Stamenovic e do jovem Nikola Korac. Os artistas espanhóis representados, são Bernardo Sanjurjo, Francisco Velasco Fernandez, as jovens Isabel Cuadrado, Marta Fermin e Nuria Blanco e ainda Paco Aguilar e Ricardo Mojardin.  A jovem Alexandra Barbosa, pelo seu lado, representa Portugal evocando as tradicionais filigranas na sua serigrafia. Quer numa expressão figurativa, quer de um modo informal, são evocados aspectos do imaginário contemporâneo, entre a ingenuidade, o humor, o lirismo e por vezes uma atmosfera próxima do drama, mas sempre denotando um grande rigor e um domínio técnico que fazem desta mostra a não perder, uma referência europeia da obra gráfica.

 

Ler Mais Ler Menos