[ X ]

Ainda não está registado?

Registe-se no novo site do CPS e termine mais rapidamente as suas encomendas, aceda à sua Coleção e, se já é Sócio, utilize as suas quotas! 

Registo

Login

Esqueci-me da password

Jule

Espanha

Biografia

Julián Jule García nasceu em 1936 na cidade de Toledo, a seis meses do deflagrar da Guerra Civil Espanhola. Aos doze anos entrou para a Escola de Arte onde foi pupilo do Mestre Enrique Vera.

Foi um dos membros do Grupo Tolmo, juntando-se aos fundadores Paco Rojas, Raimundo de Pablos, Eduardo Sanchez e Luis Pablo Gómez Bendito Vidales, com os colegas: Gabriel Marcos Cruz, Fernando de Giles Pacheco, Felix Villamor, entre outros.

O grupo abriu uma galeria com o intuito de ultrapassar as barreiras da dita arte provinciana de Toledo, trazendo à cidade arte nacional e internacional. Inúmeras exposições de artistas reconhecidos internacionalmente, espanhóis e estrangeiros, foram realizadas na galeria. Entre estes contam-se: Canogar, Lucio Muñoz, Feito, Semper, Zobel, Gerardo Rueda, Chillida, Alberto Sánchez , Alberto Corazón, Miguel Condé e Valerio Adami.

Consequentemente, o grupo levou o nome de ‘Toledo’ e a sua arte para fora da cidade, ao participar em eventos artísticos e feiras, tanto em Espanha como no estrangeiro: ARCO Madrid, FIAC Paris, ART Basileia, ART Maiorca, ART Miami.

O grupo fez numerosas exposições, destacando-se as realizadas no Museu de Arte Contemporânea de Tokio, Japão; Stadtturm Galerie de Innsbruck, Austria; Centro Cultural Cuartel del Conde Duque, Madrid; Museo de Santa Cruz, Toledo.

Na apresentação da exposição “Tolmo 20 Anos” Canogar disse sobre este grupo: “Tolmo é, além de um colectivo, uma série de individualidades. Cada um com a sua obra pessoal, desenrolada com autonomía, fiéis à sua condição de artistas actuais, ao mesmo tempo que amantes de Toledo histórico.”, Madrid, 1991.

 

Ler Mais Ler Menos