[ X ]

Ainda não está registado?

Registe-se no novo site do CPS e termine mais rapidamente as suas encomendas, aceda à sua Coleção e, se já é Sócio, utilize as suas quotas! 

Registo

Login

Esqueci-me da password

Carlos Carreiro

Portugal

Biografia

Nasceu em 1946, em Ponta Delgada, Açores. Foi professor da Faculdade de Belas Artes do Porto e já recebeu vários prémios. Em 1976 formou o Grupo Puzzle com Graça Morais, Jaime Silva, Dário Alves, Albuquerque Mendes, Pedro Rocha, Fernando Pinto Coelho, João Dixo e Armando Azevedo. Participou, em Portugal e no estrangeiro, em mais de 300 exposições colectivas, tais como Arco 98, Madrid e Art Cologne 01. Tem realizado diversas exposições individuais em Portugal e no estrangeiro, para além de estar presente em numerosas colecções particulares e em muitos organismos oficiais nos Açores, como por exemplo, a Assembleia Legislativa Regional dos Açores. Das galerias onde expôs, destacam-se: Zen, JN, 111, Módulo, EG, Bertrand, Roma e Pavia, Diagonal, Diagonale (Paris), entre outras. Em 1991/92, com o apoio da Direcção Regional da Cultura, foi organizada uma exposição antológica, assinalando os 25 anos de carreira do artista. A mostra percorreu as cidades de Angra do Heroísmo, Ponta Delgada, Horta, Lisboa, Porto, Amarante, Coimbra, Gondomar, S. João da Madeira e Aveiro. Em 2003 foi realizada uma pequena exposição antológica na Galeria do Centro Municipal da Cultura de Ponta Delgada, espaço que recebeu novamente a sua obra em 2005, no âmbito de uma exposição individual. A sua pintura é inconfundível devido ao seu estilo próprio, num imaginário onde imperam a fantasia, o humor e o comentário num verdadeiro jogo de luz e conceitos. Recebeu vários prémios entre eles, em 1984, a Menção Honrosa George Orwell da Fundação Calouste Gulbenkian, em 1996, o Prémio Nacional de Pintura - 2º Bienal de Arte AIP - e, em 1997, o Prémio Art Car BMW Baviera, em destaque pela pintura de um BMW, que se encontra patente ao público no Museu da Baviera.
A 10 de Junho de 2006, foi agraciado pelo Presidente da República com o grau de Grande Oficial da Ordem de Mérito, na cerimónia comemorativa em Angra do Heroísmo.

Ler Mais Ler Menos