[ X ]

Ainda não está registado?

Registe-se no novo site do CPS e termine mais rapidamente as suas encomendas, aceda à sua Coleção e, se já é Sócio, utilize as suas quotas! 

Registo

Login

Esqueci-me da password

João Abel Manta

Tejo

Disponível

Técnica: Estampa Digital

Suporte: Papel LSD White Velvet 270gr

Dimensão da Mancha: 48 x 64 cm

Dimensão do Suporte: 55 x 70,5 cm

Data: 2019

Nº de Exemplares: 100

Ref: ED36045

PVP: €490

Sócios: €349 ou 7M

João Abel Manta

Outras obras disponíveis de João Abel Manta

Nasceu em Lisboa no ano de 1928. Firmou-se no panorama cultural português a partir do final da década de 40 do século XX, como arquiteto. Autor multifacetado tem também importante trabalho em desenho e pintura, disciplinas que foram ganhando espaço no seu percurso. Destacou-se como um dos principais cartoonistas portugueses das décadas de 60 e 70, publicando ilustrações emblemáticas da situação político-social do país. O seu carácter interventivo e corajoso é bem conhecido, escrevendo Osvaldo de Sousa “é um criador com um profundo sentido cívico e ético em que a intervenção plástica não é um simples diletantismo produtivo, mas um meio de comunicação e introspeção pessoal e social, imbuída pela estética”.

Nos anos 80 redirecionou o seu talento para a pintura. Tapeçaria, mosaico, cerâmica e artes gráficas foram outras áreas em que criou obra.

Foi responsável, com Alberto Pessoa e Hernâni Gandra, pelos blocos habitacionais da Avenida Infante Santo, que viriam a dar-lhe o Prémio Municipal de Arquitetura, em 1957. No contexto da arte pública, destaca-se o pavimento da Praça dos Restauradores em Lisboa e o painel de azulejos na Avenida Calouste Gulbenkian.

Em 2018, a Galeria Valbom homenageou-o com a exposição “Manta – 90-40”, assinalando os seus 90 anos e os 40 anos da sua obra mais simbólica: “Caricaturas Portuguesas dos anos de Salazar”.

 

 

Ler Mais
Ver Obra completa.