[ X ]

Ainda não está registado?

Registe-se no novo site do CPS e termine mais rapidamente as suas encomendas, aceda à sua Coleção e, se já é Sócio, utilize as suas quotas! 

Registo

Login

Esqueci-me da password

Álvaro Siza Vieira

S/ Título

Disponível

Técnica: Serigrafia

Suporte: Papel Fabriano Tiep GF 290g

Dimensão da Mancha: 43x30 cm

Dimensão do Suporte: 70x50 cm

Data: 2017

Nº de Exemplares: 100

Ref: S35503

PVP: €500

Sócios: €350

Parceria:

Álvaro Siza Vieira

Outras obras disponíveis de Álvaro Siza Vieira

Álvaro Joaquim de Melo Siza Vieira internacionalmente conhecido por Siza Vieira, é o mais premiado arquiteto contemporâneo português.

Nasceu em Matosinhos em 1933. Estudou entre 1949 e 1955, na Escola Superior de Belas-Artes do Porto, onde lecionou, de 1966 a 1969, voltando em 1976 (sempre como professor assistente).

Fortemente marcado pelas obras dos arquitetos Adolf Loos, Frank Lloyd Wright e Alvar Aalto, cedo desenvolveu a sua própria linguagem, embebida não só nas referências modernistas internacionais como também na forte tradição construtiva portuguesa, dos quais resultaram obras de grande requinte e detalhe no modernismo português, como a Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira.

As suas obras encontram-se por todo o mundo, da América à Ásia, passando por países como Portugal, Espanha, Países Baixos, Bélgica, Brasil, Coreia do Sul, Estados Unidos, entre outros. É autor do plano de reconstrução da zona do Chiado, em Lisboa, destruído pelo incêndio de 1988.

Recebeu numerosos Prémios, nomeadamente: em 1988, a Medalha de Ouro da Fundação Alvar Aalto, o Prémio Prince of Wales da Harvard University e o Prémio Europeu de Arquitectura da Comissão das Comunidades Europeias/Fundação Mies Van der Rohe.

Foi o primeiro português a receber, em 1992, o Prémio Pritzker pela Fundação Hyatt de Chicago pelo conjunto da sua obra. Em 1998, o Praemium Imperiale pela Japan Art Association, de Tóquio. Em 2002 e posteriormente em 2012, recebe o Leão de Ouro na Bienal de Veneza.

É membro da American Institute of Arts and Science e “Honorary Fellow” do Royal Institute of British Architects.

Em 1992 recebe o Prémio Pritzeker de Arquitetura, atribuído desde 1979 aos maiores nomes da Arquitetura mundial. Doutor "Honoris Causa" pela Universidade de Valência em 1992, pela Escola Politécnica Federal de Lausanne em 1993 e pela Universidade de Palermo em 1995.

Ler Mais Ver Obra completa.