[ X ]

Ainda não está registado?

Registe-se no novo site do CPS e termine mais rapidamente as suas encomendas, aceda à sua Coleção e, se já é Sócio, utilize as suas quotas! 

Registo

Login

Esqueci-me da password

Leonel Moura

Edição Robótica / Altamira

Disponível

Técnica: Pintura Robótica

Suporte: Papel Fabriano Academia 360gr

Dimensão do Suporte: 70x70 cm

Data: 2016

Nº de Exemplares: 30

Ref: EX35149

PVP: €1250

Sócios: €950 ou 100% dedutível em quotas

 

 

 

 

 “Altamira” é uma edição absolutamente original. Cada desenho, num total de 30, foi realizado pelo robô RAP (Robotic Action Painter) do artista Leonel Moura. No entanto, embora similares, não existem dois desenhos iguais. RAP é uma máquina inteligente e criativa.  Trata-se por isso, paradoxalmente, de uma edição de exemplares únicos.

 

A referência à caverna de Altamira, onde se encontra um dos mais notáveis conjuntos da arte pré-histórica, é simultaneamente simbólica e objetiva, porque Leonel Moura defende que estas primeiras “garatujas” dos seus robôs são na verdade, o prenúncio da capacidade criativa das máquinas do futuro.

Leonel Moura

Outras obras disponíveis de Leonel Moura

Leonel Moura, Lisboa 1948, é pioneiro na aplicação da Robótica e da Inteligência Artificial na arte. Desde o princípio do século criou vários robôs pintores. As primeiras pinturas realizadas em 2002 com um braço robótico foram capa da revista do MIT dedicada à Vida Artificial. RAP, Robotic Action Painter, criado em 2006 para o Museu de História Natural de Nova Iorque, encontra-se na exposição permanente.
Outras obras incluem instalações interativas, obras generativas, 3D, Realidade Aumentada, pinturas e esculturas de “enxame” e a peça de Teatro RUR de Karel Capek, com 3 robôs atores, estreada em São Paulo em 2010.
O Robotarium, inaugurado em 2007, descrito como um zoo para robôs, foi o primeiro do género no mundo.
Recentemente expôs no Grand Palais em Paris e no Museu UCCA em Pequim.
Foi nomeado Embaixador Europeu da Criatividade e Inovação pela Comissão Europeia.

 

No universo do múltiplo de arte tem concretizado o perfil inovador nas edições efetuadas com o CPS.  Desde a série das 4 estações a utilizar os diagramas matemáticos de Voronoy; à primeira gravação criado pelo robô ISU; à primeira serigrafia a partir de uma obra criada pelo robô RAP - Robotic Action Painter; à série “Altamira”, edição de 30 desenhos originais de um robô RAP; à serigrafia Voxel com Realidade Aumentada até ao recente primeiro NFT.

 

Tem realizado exposições e conferências em importantes cidades internacionais como Paris, Nova Iorque, Rio de Janeiro, São Paulo e Pequim.

 

Ler Mais Ver Obra completa.