[ X ]

Ainda não está registado?

Registe-se no novo site do CPS e termine mais rapidamente as suas encomendas, aceda à sua Coleção e, se já é Sócio, utilize as suas quotas! 

Registo

Login

Esqueci-me da password

Álvaro Lapa

Álvaro Lapa - Obra Gráfica

Data: 14/05/2019 - 02/06/2019

Local: CPS no CCB

Na Galeria do CPS no CCB - Centro Cultural de Belém, estará patente a partir de 14 de Maio e até 2 de Junho de 2019, uma exposição da obra gráfica de Álvaro Lapa, representada pela série intitulada: “Quixote na Bastilha” que encena plástica e metaforicamente, figuras históricas como Cleópatra, Francisco de Assis, ou Mozart, ou lendárias e fantásticas como Simbad. Álvaro Lapa (1939-2006), um artista assumidamente autodidata, iniciou a sua formação em Filosofia e realizou uma primeira exposição individual em 1964, em Lisboa.

Criador de um muito original e particular sistema de signos plásticos entre a abstração e o expressionismo europeu e norte-americano e o surrealismo, é considerado um dos nomes maiores da segunda metade do século XX português.

 

Sobre a pintura de Álvaro Lapa escreveu a crítica de arte (A.I.C.A.) Maria João Fernandes: “Uma linguagem de sinais não preconcebidos e que parecem emergir diretamente das fontes do inconsciente, sem aparente filiação nas fontes do real, caracteriza o seu informalismo, abrangente de uma figuração jogando livremente com fundos e códigos abstratos, e estabelece o vínculo com uma linhagem surrealista à qual se podem acrescentar muitos outros dados que marcam a personalidade do artista e da sua obra, um humor cáustico e atormentado, uma forma de pensar e de escrever por imagens e de pintar com as palavras, uma filosofia visual, uma plástica poética que nos propõe uma exploração cautelosa e cúmplice”. 

 

Centro Português de Serigrafia no CCB

Centro Cultural de Belém, loja 7
Praça do Império 1449-003 Lisboa
Tel. 213 162 175   /  Horário: todos os dias das 10h às 21h.

Evento no Facebook

 

 

Ler Mais Ler Menos