[ X ]

Ainda não está registado?

Registe-se no novo site do CPS e termine mais rapidamente as suas encomendas, aceda à sua Coleção e, se já é Sócio, utilize as suas quotas! 

Registo

Login

Esqueci-me da password

Rico Sequeira

Whiiims - Caprichos por Rico Sequeira

Data: 09/11/2016 - 04/12/2016

Local: CPS no CCB

 

INAUGURAÇÃO: 9 NOV, 19H

 

Na galeria do Centro Português de Serigrafia (CPS) no Centro Cultural de Belém inaugura a 9 de Novembro, quarta-feira às 19h, a exposição «Whiiims - Caprichos por Rico Sequeira», uma abordagem contemporânea às célebres gravuras da série Los Caprichos de Goya.

As gravuras do mestre espanhol correspondem a uma descoberta de juventude do artista Rico Sequeira, que em 1977 se instalou em Madrid com o propósito de as desenhar, para agora as revisitar aplicando as virtudes cromáticas da serigrafia e todo o seu imaginário criativo. O resultado desse projeto, é um conjunto de 16 serigrafias que compõem a exposição.

O título da mostra, uma onomatopeia que remete para a tradução de “caprichos”em inglês (whims), acentua a influência e gosto pela banda desenhada que levou Rico Sequeira a efetuar uma importante coleção de pranchas que pode ser vista até 6 de Novembro no 27º. Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora.

Sobre a exposição, escreve a crítica de arte Maria João Fernandes[1]:

“A série de serigrafias de Rico Sequeira inspirada nas gravuras de Goya (1746-1828), deu origem a um dos momentos mais altos da expressão do artista português, que de um modo muito original integrou no seu trabalho referências que fazem parte já de um património e de um imaginário universais.

Rico Sequeira foi beber a este fértil manancial a magia de uma expressão alimentada pelas suas próprias paixões e fantasias em citações quase literais enriquecidas pela sua iconografia e referências pessoais do seu imaginário.

(…) O seu diálogo com Goya devolve-o ao imaginário contemporâneo, mais do que em novas roupagens, mas como resultado de um muito original e magistral diálogo, com a frescura de um olhar totalmente renovado onde a sua mensagem não apenas se atualiza, mas se transfigura e refresca nas águas de uma imaginação criadora empenhada na grande aposta do lirismo, grande vetor não apenas da arte de Rico Sequeira, mas da arte e da cultura portuguesas.”

 

A exposição «Whiiims» presta homenagem a uma das séries mais relevantes da história da gravura, afirmando as potencialidades da serigrafia no contexto do universo da obra gráfica que o CPS tem vindo a promover ao longo dos últimos 30 anos.



[1] Crítica de Arte (A.I.C.A. Associação Internacional de Críticos de Arte), Poeta (com o pseudónimo Joana Lapa).

 

Centro Português de Serigrafia no CCB

Centro Cultural de Belém, loja 7
Praça do Império 1449-003 Lisboa
Tel. 213 162 175   /  Horário: todos os dias das 10h às 21h.

Ler Mais Ler Menos