[ X ]

Ainda não está registado?

Registe-se no novo site do CPS e termine mais rapidamente as suas encomendas, aceda à sua Coleção e, se já é Sócio, utilize as suas quotas! 

Registo

Login

Esqueci-me da password

João Francisco Vilhena

A Melancolia das Sombras

Data: 19/05/2016 - 19/06/2016

Local: CPS no CCB

 

Na galeria do Centro Português de Serigrafia (CPS) no Centro Cultural de Belém inaugura a 19 de Maio, pelas 18h, uma exposição de João Francisco Vilhena.

A presente mostra resulta da exploração por parte do artista, das valências proporcionadas pelo Atelier CPS, materializando-se num conjunto de fotografias impressas em papel japonês com chine collé e vincagem em gravura, trazendo uma nova abordagem plástica à imagem fotográfica.

João Francisco Vilhena, que se notabilizou pelas icónicas fotografias de José Saramago, em Lanzarote (1998), para uma exposição em homenagem ao Nobel da Literatura, apresenta-nos agora um conjunto de imagens que, nas suas palavras, “reproduzem lembranças, pequenas histórias de viagens que compõem o meu mundo, moradas do meu passado e presente”. E acrescenta ainda: “O mistério e o silêncio das sombras atribuem à fotografia uma dimensão simbólica: a da melancolia das memórias.”

Assim, o espectador é convidado a mergulhar nas memórias do autor. Da Casa Museu de Leon Trotsky, no México, à Casa de Saramago, em Lanzarote, de Pascoaes, em Amarante, a Veneza, Bélgica, Serra da Estrela, aos pés do oceano e ao Sara Ocidental.

Sobre a presente mostra, escreve a crítica de arte Maria João Fernandes*:

“Na arte de João Vilhena a fotografia está próxima da pintura, reatando outra grande tradição da arte do século XX, desde o americano Stieglitz (1864-1946), mas ao mesmo tempo autonomiza-se dela pelo vínculo a um real que tem nas suas veias o sangue da poesia.

(…) Estamos no cerne de uma aventura poética, da aventura poética que levou o autor a ser o intérprete de obras e universos tão complexos como os de Teixeira de Pascoaes, Fernando Pessoa ou José Saramago.”

A exposição A Melancolia das Sombras amplia o valor da imagem fotográfica contextualizando-a no universo do múltiplo de arte e da obra gráfica que o CPS tem vindo a promover ao longo dos últimos 30 anos.

 

Centro Português de Serigrafia no CCB
Centro Cultural de Belém, loja 7
Praça do Império 1449-003 Lisboa
Tel. 213 162 175   /  Horário: todos os dias das 10h às 21h.

 

Siga o evento no Facebook

 

*Crítica de Arte (A.I.C.A. Associação Internacional de Críticos de Arte), Poeta (com o pseudónimo Joana Lapa).

Ler Mais Ler Menos