[ X ]

Ainda não está registado?

Registe-se no novo site do CPS e termine mais rapidamente as suas encomendas, aceda à sua Coleção e, se já é Sócio, utilize as suas quotas! 

Registo

Login

Esqueci-me da password

Guest Curator

 

 

 
 
 
POETRY AND DREAM
 
O sonho, tal com a poesia são parte integrante da história de arte. Para esta seleção tomámos como conceito a forma como a coleção da Tate Modern foi organizada em 2012 em que uma das salas, cujo tema é o da nossa mostra, agrupava não só artistas surrealistas, como fotomontagens, slideshows e uma escultura de Joseph Beuys.
 
Concebemos uma seleção de artistas com uma afirmação plural no contexto nacional que se cruzam com nomes como Salvador Dalí colocados em diálogo com artistas não tão influentes mas cujo valor artístico é mensurável pela sua estética e conceito.
 
A partir da criação do movimento surrealista – do termo sur le réel –, nascido em Paris no início do século XX, a delimitação entre o sonho e realidade tornou-se ténue. Subconsciente e irracionalidade são transpostos para o universo pictórico através de um sonho agregador de significados e ideias dificilmente descodificadas pelo espectador. É nesta relação encriptada entre a imagem, o seu criador e o observador, que a poesia acontece.
 

 

 

Raúl Perez

                                        

Mário Cesariny
                                                          

 

Cruzeiro Seixas

 

Vladimir Velockovic
 
 

 

Ciuco Gutierrez
 

 

Salvador Dalí
 
 

 

Noronha da Costa