[ X ]

Ainda não está registado?

Registe-se no novo site do CPS e termine mais rapidamente as suas encomendas, aceda à sua Coleção e, se já é Sócio, utilize as suas quotas! 

Registo

Login

Esqueci-me da password

Gracinda Candeias celebra 45 anos de carreira

Na Galeria Ap'Arte no Porto terá lugar a primeira retrospetiva de 45 anos de carreira de Gracinda Candeias, de setembro até final de outubro de 2015, ano em que a pintora é a artista convidada da Bienal de Cerveira que por sua vez celebra 30 anos. A SONAE que, tal como o Centro Português de Serigrafia, também cumpre igual número de anos, juntou-se a estas comemorações apoiando a edição especial sobre tela "Série Primaveril".

 

«Série Primaveril»
Serigrafia s/ tela intervencionada pela artista
60 x 74,5 cm, 2015
 

Figura incontornável do panorama cultural português, Gracinda Candeias, que nasceu em 1947 em Luanda e se formou na Faculdade de Belas Artes do Porto, é uma artista de múltiplos interesses: pintura, performance, cenografia, moda, rádio. Dedica-se também a projetos de investigação de temas tão diferentes como a arte rupestre africana ou as novas tecnologias de imagem. É autora de diversos painéis de azulejos em espaços públicos, sendo o mais conhecido o Metro do Martim Moniz, em Lisboa.

Ao longo da sua carreira participou em mais de 500 exposições nomeadamente em cidades como Paris, Lisboa, Bruxelas, Madrid, Macau, Luanda, Brasília e Pequim. Na sua carreira conta com várias distinções, entre elas o Prémio Pintora do Ano, Lisboa (1982) e o Prémio Carreira “Mac/99”, Lisboa (1999). O seu trabalho encontra-se representado em diversos Museus e coleções privadas, em Portugal e no estrangeiro.

O Porto, cidade onde se formou, será o palco escolhido para a celebração da sua reconhecida carreira.