[ X ]

Ainda não está registado?

Registe-se no novo site do CPS e termine mais rapidamente as suas encomendas, aceda à sua Coleção e, se já é Sócio, utilize as suas quotas! 

Registo

Login

Esqueci-me da password

A Melancolia das Palavras

Início: 13 / 11 / 2018

Fim: 13 / 11 / 2018

 

Na Sede do Centro Português de Serigrafia tem lugar dia 13 de Novembro, pelas 18h30, a apresentação das novas edições de João Francisco Vilhena intituladas “A Melancolia das Palavras” que celebram 20 anos da atribuição do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago.

As novas edições resultam da exploração das valências proporcionadas pelo Atelier CPS, materializando-se em duas serigrafias a ouro e a prata, uma gravura e uma fotografia. Todas as obras executadas em papel de algodão.

A Melnacolia das Palavras

 

João Francisco Vilhena notabilizou-se pelas icónicas fotografias de José Saramago, em Lanzarote (1998), para a exposição em Estocolmo, por ocasião da cerimónia da entrega do Prémio Nobel. Em 2014, já depois da morte do escritor, revisitou os seus lugares, o que resultou no livro “Lanzarote – A Janela de Saramago” e numa exposição que circulou por Portugal e pelo estrangeiro, encerrando o périplo no ano de 2016, em Madrid, integrada na Mostra da Cultura Portuguesa.

Foi também em 2016 que o artista iniciou a sua colaboração com o CPS com um trabalho cujo tema era (e continua a ser nas novas obras) a melancolia. O resultado dessa primeira colaboração foi uma exposição intitulada “A Melancolia das Sombras” composta por um conjunto de fotografias a P/B impressas sobre papel japonês, dedicadas precisamente às sombras e a histórias de viagens.

Sobre as novas obras que celebram os 20 anos do Nobel da Literatura e nas palavras do artista, “A melancolia das palavras” é José Saramago. (…) Na celebração dos 20 anos de atribuição do Nobel da Literatura a José Saramago, recuei no tempo e regressei a Lanzarote. A ilha vulcânica tem, ainda, muitas histórias por revelar na lava adormecida das crateras silenciosas. Lanzarote é uma ilha de palavras no meio de um livro por descobrir. “A melancolia das palavras” é partilhar Saramago e as suas paisagens com todos os que o quiserem ver e ler, no espaço e tempo de uma gravura.” 

A série A Melancolia das Palavras amplia o valor da imagem contextualizando-a no universo do múltiplo de arte e da obra gráfica que o CPS tem vindo a promover ao longo dos últimos 33 anos.

 

SIGA O EVENTO NO FACEBOOK

 

Centro Português de Serigrafia (Sede)

Rua dos Industriais, 6

1249-023 Lisboa

Tel. 213 933 260