[ X ]

Ainda não está registado?

Registe-se no novo site do CPS e termine mais rapidamente as suas encomendas, aceda à sua Coleção e, se já é Sócio, utilize as suas quotas! 

Registo

Login

Esqueci-me da password

Tony Cragg

Reino Unido

Biografia

Tony Cragg nasceu em Liverpool em 1949. Considerado um dos artistas contemporâneos britânicos mais reconhecidos em todo o mundo, Cragg pertence à geração de ouro da escultura Britânica (Anish Kapoor, Richard Wentworth, Richard Long e Richard Deacon). Formado no Reino Unido, reside desde 1997 na Alemanha onde trabalha em Kunstakademie Düsseldorf, onde é professor desde 1988. Nesse ano ganhou o Prémio Turner e representou a Grã-Bretanha na Bienal de Veneza. Do seu extenso currículo podemos destacar a participação na Documenta de Kassel em 1982 e em 1987 e a exposição no MACBA e CAC – Centro de Arte Contemporânea de Málaga, em 2003. Foi distinguido como membro da Royal Academy em 1994.

Trabalha com materiais diversos e admite ter influências de um pensamento científico, assim como filosófico. Preocupado por renovar e ampliar o vocabulário formal da escultura, transforma estes materiais em criações que só muito levemente nos remeterão para formas da natureza ou de artefactos. Notabilizou-se por integrar nos seus trabalhos objetos que o mundo industrial rejeita. Cragg trabalha em metal, vidro, plástico e aplica um desenho requintado às suas gravuras.

Ler Mais Ler Menos