[ X ]

Ainda não está registado?

Registe-se no novo site do CPS e termine mais rapidamente as suas encomendas, aceda à sua Coleção e, se já é Sócio, utilize as suas quotas! 

Registo

Login

Esqueci-me da password

Vespeira

Portugal

Biografia

Nasceu em Alcochete em 1925 vindo a falecer em Lisboa, em 2002. Depois de concluir os seus estudos na Escola de Artes Decorativas António Arroio, frequenta a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa que logo abandona para se dedicar às artes gráficas (mais concretamente, ao desenho de publicidade) e à decoração. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, em Portugal e no estrangeiro, nos anos de 1958 e 59. É laureado com o Prémio “O Jazz visto pelos artistas” numa organização do Hot Club e, no ano seguinte, com o Prémio Columbano atribuído pela Câmara Municipal de Almada. Realiza a sua primeira exposição individual em 1955, na Galeria Pórtico em Lisboa, tendo participado em inúmeras e prestigiantes mostras, quer em Portugal quer no estrangeiro. No ano de 2000, é referencial a sua importante “Retrospetiva”, organizada pelo Museu do Chiado em Lisboa. 

 

Após uma fase inicial de cariz neorrealista (coincidindo com o final da 2ª Guerra) Vespeira torna-se membro e fundador do Grupo Surrealista de Lisboa. A sua pintura dominada por um original erotismo, é também o espaço para um rítmico palco de intensa luz e cor, onde o vermelho (imprescindível na sua sensual paleta cromática), acentua e insinua, uma composição onde formas circulares e afiadas extremidades nos oferecem uma dinâmica “dança” de signos eróticos portadores de evidente legibilidade carnal. Vespeira, torna-se, dentro da corrente surrealista, um pintor verdadeiramente carismático e fundamental, hoje referência indelével da Arte Contemporânea Portuguesa. 
Vespeira encontra-se representado nas mais importantes coleções públicas e particulares, bem como nos mais destacados Museus e Fundações. 

Ler Mais Ler Menos