[ X ]

Ainda não está registado?

Registe-se no novo site do CPS e termine mais rapidamente as suas encomendas, aceda à sua Coleção e, se já é Sócio, utilize as suas quotas! 

Registo

Login

Esqueci-me da password

René Bertholo

Portugal

1935 - 2005

Biografia

René Bértholo nasceu em Alhandra (Vila Franca de Xira), no ano de 1935. Entre os anos de 1947 e 1951, frequentou a Escola de Artes Decorativas António Arroio. No ano de 1951, matriculou-se na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, onde estudou até ao ano de 1957. Entre 1953 e 1955, foi um dos fundadores e directores da revista Ver, em conjunto com os seus colegas da escola de artes. 

Ainda como aluno da Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, começou a expor o seu trabalho, tendo em 1953 feito parte da VII Exposição Geral de Artes Plásticas, a convite do artista Júlio Pomar, e em 1954 entrou no I Salão de Arte Abstracta. No ano de 1956 começou um atelier, no Rossio, com os colegas e também artistas José Escada, Gonçalo Duarte e João Rodrigues Vieira. Duarnate a sua vida convivia com vários artistas, como Mário Cesariny, Luiz Pacheco, Herberto Hélder e Mário-Henrique Leiria. A sua primeira exposição individual teve lugar na Galeria Pórtico, no ano de 1956. 

Em outubro de 1956 casou com Lourdes Castro, tendo durante o deccorer desse ano viajado até Munique, na Alemanha, onde esteve cerca de um ano, tendo feito exposições com Lourdes Castro, Costa Pinheiro e Gonçalo Duarte.

Mias tarde, no Inverno de 1958, fixou-se em Paris, tornando-se bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1959 e 1960. Foiainda em Paris que, no ano de 1963, fez a sua primeira exposição individual a nível internacional, na Galeria Dragon, tendo participado, ao longo da década de 1960, em várias exposições colectivas no âmbito do movimento da Nouvelle Figuration. 

O seu trabalho, também passou pela realização de obras no domíneo públco como uma grande pintura mural em Halles (Paris), a convite do Centro de Arte Contemporânea. Fez também várias esculturas para espaços urbanos, utilizando betão armado a cores e cerâmica.

René Bértholo voltou a Portugal em 1981, tendo-se estabelecido na região do Algarve. Já no ano de 2000 expôs por várias vezes em Lisboa, incluindo na Galeria Mundial Confiança, no Chiado, e a exposição Pássaro em Terra na Galeria Ratton. Em 2001, fez a exposição Confusões na Galeria Trem, na cidade de Faro.

Faleceu em Vila Nova de Cacela, a 10 de Junho de 2005.

(Vila Franca de Xira)

Ler Mais Ler Menos