[ X ]

Ainda não está registado?

Registe-se no novo site do CPS e termine mais rapidamente as suas encomendas, aceda à sua Coleção e, se já é Sócio, utilize as suas quotas! 

Registo

Login

Esqueci-me da password

Noronha da Costa

Portugal

Biografia

Nasceu em Lisboa, em 1942. Arquiteto diplomado pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, cineasta e conhecido pintor, tem exposto, quer individual quer coletivamente, em quase todos os países da Europa, bem como no Oriente e no continente Americano. Foi convidado a representar Portugal em diversos eventos internacionais, a destacar: Bienal de São Paulo; Bienal de Veneza; Exposição “Portuguese Art since 1910”, Londres; Exposição “Portugal Hoy”, Centro Cultural Conde Duque, Madrid e a Exposição “Regards sur le XXéme Siécle” na Maison des Arts, Bruxelas.

Entre os vários prémios e distinções foi o artista selecionado pela Secção Portuguesa da Associação Internacional dos Críticos da Arte (AICA), no ano de 1971.

Em 1999 foi convidado a realizar a exposição inaugural do Museu de Arte Contemporânea de Serralves no Porto. No mesmo ano foi laureado com o “Prémio Europeu de Pintura” atribuído pelo Parlamento Europeu, tendo tido assim o merecido reconhecimento internacional. Em finais de 2003 é objeto de uma vasta Retrospetiva no Centro Cultural de Belém, apoiada pela publicação de uma extensa monografia intitulada “Noronha da Costa revisitado 1965-1983”, Edições Asa. No presente ano, 2012, foi-lhe atribuído o Título: Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, pela Presidência da República, no 10 de Junho.

A sua obra faz parte de importantes coleções e instituições como o Banco Espírito Santo e o CAMJAP/Fundação Calouste Gulbenkian, fazendo também parte da Coleção do Palácio de Buckingham – em 1985 o presidente da República, general Ramalho Eanes ofereceu um quadro de Noronha da Costa a sua Majestade Isabel II, Rainha de Inglaterra, aquando da sua visita oficial a Portugal.

Noronha da Costa imprimiu um cunho original e individual à sua pintura, sendo a sua obra facilmente reconhecível pela sua unicidade de estilo.

 

Ler Mais Ler Menos