[ X ]

Ainda não está registado?

Registe-se no novo site do CPS e termine mais rapidamente as suas encomendas, aceda à sua Coleção e, se já é Sócio, utilize as suas quotas! 

Registo

Login

Esqueci-me da password

Laranjeira Santos

Portugal

1930

Biografia

Laranjeira Santos nasceu em Lisboa, em 1930. Licenciou-se em Escultura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa diplomou-se, também, Licenciatura em Escultura na Accademia di Belle Arti di Roma, Itália.

Entre os anos de 1960 e 1962 foi-lhe atribuída uma Bolsa de Estudo pela Fundação Calouste Gulbenkian em Roma, Itália.

Foi docente no ensino secundário oficial, exercendo paralelamente a atividade como Escultor.

No ano de 1986 foi seleccionado, com mais dois escultores, num concurso público da Câmara Municipal de Lisboa para a realização do Monumento a Fernando Pessoa posteriormente interrompido.

Ao longo da sua carreira artística foi galardoado com variás destinções das quais se destacam o Prémio Nacional de Escultura ANBA, XVIII Missão Estética, Figueira da Foz (1955), o Prémio Mestre Nanuel Pereira, Salão dos Novíssimos, SNI, o Prémio Concurso Público, motivo escultórico para o mercado do Bairro da Encarnação, Câmara Municipal de Lisboa, o Prémio Concurso Público, motivo escultórico para o Jardim do Bairro da Encarnação, Câmara Municipal de Lisboa (1963), a Medalha de Prata no Salão de Arte Moderna, Estoril (1966), o 1º Prémio Concurso Público, Monumento comemorativo da 1ª Travessisa Aérea Atlântico Sul, Câmara Municipal de Lisboa (1970), o 1º Prémio Concurso Público da Reconquista Cristã da Cidade de Silves, Câmara Municipal de Silves (1948), o 1º Prémio do Simposium Internacional de Escultura em Ferro para o ar livre, Câmara Municipal de Abrantes (1996), Menção Honrosa no Prémio de Escultura EDINFOR (1998) e Prémio de Aquisição – Academia Nacional de Belas Artes já em 2002. 

Em 2002 foi eleito, por unanimidade, académico correspondente pela Academia Nacional de Belas Artes.

Participou em várias exposições no país como no estrangeiro: Espanha, Barcelona, Itália, Roma, Marrocos, Casablanca, França, Paris, Marselha, Nice. A sua exposição mais recente teve lugar no Mónaco, sendo o único artista português convidado.

Ler Mais Ler Menos