[ X ]

Ainda não está registado?

Registe-se no novo site do CPS e termine mais rapidamente as suas encomendas, aceda à sua Coleção e, se já é Sócio, utilize as suas quotas! 

Registo

Login

Esqueci-me da password

António Inverno

Portugal

Biografia

O pintor só considera a obra concluída quando abre mão dela e perde completamente o seu contacto; caso contrário, nunca cessa de lhe vincar mais um contorno, de lhe meter aqui mais luz ou de lhe sombrear ali uma expressão. António Inverno 

Nasceu em 1944, Monsaraz. Partiu para Lisboa em 1956 e dois anos depois matriculou-se na Escola António Arroio. Em 1964 concluiu o curso de gravador litógrafo, onde teve como professores, entre outros, Roberto de Araújo, Manuel Lima, Estrela Faria e Abreu Lima. Trabalhou no atelier de Jorge Barradas, na fábrica da Víuva Lamego. Em 1968 regressou a Lisboa, tendo trabalhado com Rogério Ribeiro e Mário Rafael. No mesmo ano colaborou na decoração de interiores do edifício da actual sede da Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Foi colaborador da revista Seara Nova, promovendo edições em serigrafia de artistas portugueses contemporâneos. Iniciou a sua actividade como serígrafo em 1972 e colaborou nesta área com Júlio Pomar, Marcelino Vespeira, António Charrua, Espiga Pinto, Eduardo Nery, Maria Keil, Francisco Relógio, Jorge Vieira, entre outros. Foi sócio fundador da AR.CO e do Centro Cultural de Almada. Em 1974 e 1975 participou nas campanhas de dinamização cultural, assim como na elaboração de cartazes e organização de espectáculos teatrais e musicais. Em 1993 abriu o Centro de Serigrafia António Inverno que mantém até hoje com uma actividade regular.

 

Ler Mais Ler Menos